A Volvo e o Uber anunciaram nesta quinta-feira (18) a criação de uma parceria para o desenvolvimento de carros totalmente autônomos. Não é a primeira vez que a empresa terror dos taxistas anuncia a parceria com uma fabricante automotiva. Além da Volvo, a Toyota também está cooperando com o Uber.

[interlinks]

Travis Kalanick, diretor executivo do Uber justificou o investimento nesta tecnologia: “Mais de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos em acidentes de carro. São tragédias que a tecnologia autônoma pode evitar, mas não conseguimos fazer isso sozinhos”. A parceria com a Volvo prevê investimentos conjuntos de US$ 300 milhões.

Uber Volvo XC90 [2]

Inicialmente, o Uber utilizará uma frota de Volvo XC90 adaptado com a tecnologia autônoma. Os veículos estarão em testes iniciais em Pittsburgh, Estados Unidos, acompanhados sempre de um motorista que monitorará o veículo e entrará em ação em casos extremos.

Uber Volvo XC60 [1]

Em um segundo momento, as duas empresas criarão juntas um veículo totalmente autônomo produzido sobre a plataforma SPA da Volvo, a mesma que da base para o SUV XC90 e a dupla V90 e S90. O lançamento do Volvo/Uber totalmente autônomo não foi divulgado, mas há julgar pelos planos de outras montadoras, ele deverá circular no início da próxima década.