Durante a apresentação do novo Up TSI na fábrica de motores da Volkswagen em São Carlos, muito foi discutido acerca de seu visual. Afinal, eram esperadas alterações significativas em sua carroceria para aumenta o apelo de vendas da versão turbinada. No entanto, a marca preferiu manter praticamente o mesmo visual e a mesma gama de versões da variante aspirada para o modelo com motor TSI (exceção do Take Up).

[interlinks]

Durante a coletiva, a Volkswagen não negou e nem confirmou se haverá uma versão com apelo visual esportivo. Este fato aliado ao vazamento do nome “speed up!” no site da fabricante alemã aumentam as suspeitas acerca do modelo. Afinal, se ele já conta com um modelo aventureiro, por que não apostar em uma versão esportiva como seus concorrentes fazem?

Volkswagen speed up! TSI [2]

Nossa aposta para o visual do Speed Up será algo próximo ao apresentado pelo Fox Pepper, contudo usando elementos já vistos em conceitos do subcompacto apresentados pela marca. Na dianteira, além do para-choque mais pronunciado do Up TSI, o esportivo contará com parte central do para-choque pintada em preto e com desenho interno diferenciado. Em volta de toda carroceria ficam apliques pretos que deixam o Up visualmente mais baixo e largo.

Para compor o visual os retrovisores ganham pintura preto brilhante, como usado na tampa do porta-malas. Novas rodas de liga-leve diamantadas com 16 polegadas deixam o visual do modelo mais esportivo. Na traseira a fórmula da dianteira se repete com partes pretas no para-choque, mas são adicionados elementos como aerofólio pronunciado e saída dupla de escapamento. As alterações mecânicas seguiriam as empregadas no Up TSI.