Quebrando uma tradição que perdura desde sua terceira geração, o Golf VII passou por um leve facelift com inclusão de novas tecnologias e motores renovados. As mudanças tímidas alinham o Golf ao restante da linha Volkswagen. Não há confirmação de quando as mudanças feitas para o mercado europeu chegarão Brasil.

[interlinks]

O principal propulsor do Golf, o 1.4 TSI foi substituído pelo novo 1.5 TSI Evo com 150 cv e 25 kgfm de torque. O motor conta com desativação de um de seus quatro cilindros para maior economia de combustível. A versão BlueMotion tem potência reduzida para 130 cv e o torque cai para 20 kgfm, no entanto, a Volkswagen promete ainda mais economia com sistema que desliga totalmente o motor quando o pedal do acelerador é liberado.

Volkswagen Golf GTI 2017 [3]

O esportivo GTI também passou por alterações. O motor 2.0 TSI agora rende 10 cv a mais, totalizando 230 cv, enquanto o GTI Performance entrega 245 cv. A grande mudança, no entanto, está na transmissão automatizada de dupla embreagem DSG de nova geração que conta agora com sete marchas. A caixa está mais silenciosa e rápida.

Volkswagen Golf Variant 2017 [4]

O interior do Golf também é responsável por mais uma estreia da Volkswagen, o sistema multimídia Discover Pro. Com 9,2 polegadas, a generosa central multimídia conta com controle por gestos e voz, além de GPS, Apple CarPlay, Android Auto e Mirror Link. A partir de 2017 ela será estendida a outros modelos da Volks. Seguindo o irmão mais velho Passat e o primo Audi A3, o Golf contará com painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas como opcional para as versões mais caras.

Volkswagen Golf Variant 2017 [6]

Por fora, o Golf ganhou novo conjunto óptico com LEDs seguindo o desenho da grade frontal. O para-choque mantém a entrada de ar única na parte inferior do para-choque, porém agora dividida em duas porções, sendo a superior consideravelmente menor. O hatch foi apresentado apenas na versão R-Line com para-choques esportivos. Agora, todas as versões do Golf passam a ser equipadas com lanternas traseiras de LED, antes exclusividade das versões Highline GTI. Para-choque traseiro ganhou novos frisos na parte inferior e saída de escape integrada nas versões comuns, enquanto o GTI continua a exibir saídas duplas.