Especialmente nos feriados prolongados, as pessoas aproveitam para cair na estrada e viajar. Alguns cuidados, entretanto, podem evitar que seu passeio se torne uma cilada e eles envolvem não apenas o estado do veículo em si, mas também documentos e o bem estar dos passageiros.

Siga o AUTOPOLIS no Facebook
Leia mais notícias de serviço

Para elaborar a lista, AUTOPOLIS consultou Gerson Burin, analista técnico e especialista em segurança viária do Cesvi Brasil, e Nilton Monteiro, da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA).

“A primeira coisa que deve ser feita é uma inspeção visual no veículo, começando pelo compartimento do motor, verificando o nível dos fluidos. Em seguida, fazer uma checagem externa, que inclui o estado do sistema de iluminação do veículo, as condições dos pneus e estepe e das palhetas do limpador de para-brisa” – alerta Burin.

No mesmo sentido, segundo Monteiro, “no compartimento do motor há itens que podem ser facilmente verificados pelo motorista leigo, como o nível dos fluidos, cujos reservatórios possuem marcações de volume máximo e mínimo. Não é preciso conhecimento técnico para essas verificações”.

Alguns itens, contudo, envolvem a manutenção preventiva do veículo. Como bem observa Burin, “muitos itens não podem ser corrigidos ‘de bate pronto’, às vésperas da viagem. Por isso, é importante que os motoristas sigam o plano de manutenção de seus automóveis”. Salientando também a necessidade de promover a manutenção preventiva, Monteiro lembra ainda que “o motorista deve ficar atento aos sinais emitidos pelo veículo, como ruídos de suspensão, que podem indicar anomalias que precisem ser corrigidas antes de pegar estrada”.

Confira na galeria abaixo uma lista de itens a serem observados para ter uma viagem tranquila.

 

Faça aqui o download do checklist completo da lista de preparativos para ter sempre uma boa viagem.