Flagrado na China em sua versão de produção, o JAC Refine S2 Mini, anteriormente conhecido como Refine S1, está pronto para ser lançado. Por aqui, o modelo substituirá o J2 em um futuro próximo e poderá adotar o nome T2.

[interlinks]

Deixe de lado momentaneamente a proposta aventureira e veja: o Refine S2 Mini é uma evolução tremenda em relação ao J2, apesar de manter boa parte do projeto original. É fácil perceber o quanto o pequenino evoluiu: o desenho é mais bem cuidado, tem personalidade própria e elementos mais refinados.

Por fora, o Refine S2 Mini ganha capô mais alto e reto que o do J2 (mesma fórmula usada pelo Honda WR-V). Os faróis têm desenho agressivo, semelhantes ao irmão maior T5, e contam com LEDs diurnos e bloco elíptico. A grade frontal que, segundo a JAC, tem formato de garrafa e faz parte da nova identidade visual da marca, assim como o logo que troca a estrela de cinco pontas pelo nome da marca.

Na traseira, as gigantescas lanternas dão lugar a um conjunto mais contido e harmônico, com direito a iluminação em LED. Um retrocesso em termos de design é o estepe pendurado na tampa traseira. A grossa coluna C pintada em preto ajuda a dar um visual diferenciado em relação do J2. Diferentemente de tantos outros aventureiros urbanos, o Refine S2 não apelou para caixas de rodas com plásticos pretos.

Mas é por dentro que a evolução fica mais clara. Esqueça o painel cheio de plásticos duros e com comandos confusos do J2. O Refine S2 Mini tem uma boa porção do painel revestido em couro, assim como as portas. O novo volante, não mais um clone da Chevrolet como o usado por seus irmãos, aparenta qualidade. Destaque para a central multimídia suspensa no painel e para os comandos dos vidros que, finalmente, migraram para as portas.

Em termos mecânicos, o Refine S2 Mini é equipado, na China, com motor 1.3 quatro cilindros a gasolina com 99 cv e 12,9 kgfm de torque associado a transmissão manual de cinco marchas. Uma versão com câmbio CVT deverá ser vendida no futuro, de acordo com rumores. No Brasil, o futuro JAC T2 utilizará o mesmo motor 1.4 JetFlex do J2 com 113 cv e 14,4 kgmf de torque.