A Volkswagen iniciou, nesta quarta-feira (17), a convocação de unidades de Jetta, Jetta Variant, Tiguan, Passat, Passat Variant, Passat CC, CC e Eos fabricadas entre 26/05/2009 e 14/02/2014. Conforme antecipado pela marca em setembro de 2015, os modelos podem apresentar problemas no funcionamento do airbag instalado no volante.

[interlinks]

Segundo comunicado, a entrada de impurezas no sistema do airbag frontal do motorista (como cabelos e tecidos) pode causar o rompimento do cabo da espiral do airbag, que permite que a bolsa funcione com o volante em movimento. Com isso, a luz de advertência do equipamento se acenderá no quadro de instrumentos e o airbag pode não funcionar em caso de colisões em que este se faria necessário. Há riscos de danos físicos graves ou fatais ao motorista.

Volkswagen Tiguan [1]

Durante o reparo, que dura cerca de 30 minutos e é gratuito conforme previsto em lei, será instalado um componente extra no conjunto da espiral de contato para garantir seu correto funcionamento. Os proprietários podem procurar uma concessionária Volkswagen de sua preferência para que seja feito o agendamento do reparo, no entanto, a marca comunicará individualmente cada dono dos exemplares afetados pela campanha. Para maiores informações, estão disponíveis o site oficial da VW no Brasil e o telefone 0800 019 8866. Veja, abaixo, a galeria com os modelos participantes e seus respectivos chassis e datas de ano/modelo.