Alguns carros passam por gigantescas transformações em mudanças de geração, mas sempre mantendo sua essência. A antiga Peugeot 5008 era uma minivan (por isso era tratada no feminino) com poucos atrativos perante sua prima Citroën C4 Picasso, agora o 5008 (no masculino por ser um SUV), pega carona no segmento em voga no mundo e abre um novo nicho de mercado para a PSA.

[interlinks]

O novo 5008 será posicionado no segmento de SUVs grandes com sete lugares, ao lado de rivais de peso como Hyundai Grand Santa Fé e Jeep Grand Cherokee. Na prática, ele é um Grand 3008, já que divide com o irmão o mesmo interior e a dianteira (idêntica apenas nas versões GT e GT Line). Com porte avantajado, o Peugeot 5008 ficou 16,5 cm mais longo e 11 cm mais largo que a minivan que ele sucede. A plataforma é a EMP2 compartilhada com a C4 Picasso.

Peugeot 5008 [5]

A dianteira alta com capô praticamente reto, deixa o 5008 2017 robusto. A grade dianteira larga tem filetes cromados em algumas versões. Nos modelos de entrada, os faróis contam com dupla parábola, enquanto nas versões mais caras, há LEDs, projetores e o recorte interno fica maior. Na lateral, ganha destaque o friso cromado que nasce no farol e corta a coluna C. O teto contrastante cria um diferencial no segmento.

Peugeot 5008 [12]

Da coluna B para trás, o 5008 se diferencia do 3008 pelos vidros maiores e pelas linhas mais contidas na porta traseira. As lanternas seguem o novo padrão visual da Peugeot, com estilo horizontal com lentes pretas acompanhadas de três frisos vermelhos em LED, simulando a garra de um leão. A gigantesca tampa do porta-malas, com abertura até a base do para-choque, remete ao passado minivan do 5008.

Peugeot 5008 [15]

Por dentro, o novo 5008 não deve em futurismo: a posição de dirigir é típica Peugeot: volante pequeno com base reta e painel de instrumentos totalmente digital com 12,3 polegadas logo acima dele. O console central conta com uma barra com acabamento brilhante que isola o motorista do restante da cabine. A central multimídia elevada parece surgir do painel como se fosse retrátil. Com sete lugares, o 5008 conta com enorme porta-malas de 780 litros.

Peugeot 5008 [13]

Entre os itens tecnológicos, destaque para o sistema de navegação 3D no painel de instrumentos, Advanced Grip Control (semelhante ao do 2008 brasileiro), alerta de mudança de faixa, frenagem autônoma de emergência, controle de cruzeiro adaptativo, park assist, câmera 360º e interação ao patinete elétrico e-Kick e à bicicle elétrica e-Bike da Peugeot.

Peugeot 5008 [10]

A gama de motores do novo Peugeot 5008 é composta apenas por motores turbo. As versões de entrada usam o 1.2 PureTech turbo de 130 cv, enquanto os modelos mais caros vão com o 1.6 THP de 165 cv. Com diesel, as opções são da família BlueHDi com propulsor 1.6 turbo de 120 cv e 2.0 turbo com 150 cv ou 200 cv. Transmissões manual e automática de seis marchas são as opções disponíveis.