A Mercedes-Benz anunciou importantes novidades para 2016 e comemorou os resultados deste ano que passou durante uma apresentação tecnológica em Piracicaba, interior de São Paulo. A divisão brasileira de automóveis anunciou seu novo diretor geral, Holger Marquardt, que já teve passagens pela Mercedes-Benz da Alemanha, África do Sul e, mais recentemente, ficou sete anos à frente das operações na China.

[interlinks]

Comemorando o crescimento de 52,2% nas vendas no Brasil, a marca anunciou algumas novidades. Até o fim de 2016 serão inauguradas mais 10 concessionárias e outras 7 passarão por processo de reforma, adequando-se a nova identidade visual que a marca implementou nestes espaços. A marca também reafirmou seu compromisso de manutenção com preço fixo para todos os modelos.

Entretanto, as novidades mais importantes ficaram acerca dos lançamentos. Hodel Marquardt confirmou que, em 2016, serão lançados quatro novos modelos importados. Na lista estão o GLC (substituto do antigo GLK), GLE Coupe (derivado do novo GLE que estreou este ano), Classe C Coupe e por fim o Classe S Cabriolet. A produção nacional também foi confirmada para o primeiro quadrimestre de 2016, mas os modelos que ganharão selo nacional não foram especificados.

Durante a mostra, a Mercedes-Benz também salientou e demonstrou seus sistemas de segurança, como o Active Lane Keeping Assist. Este sistema atua a partir de 60 km/h e retorna o veículo de maneira autônoma para a faixa que rolamento caso o mesmo invada a faixa ao lado. Combinado com o Active Blind Assist, o sistema evita que o veículo colida com outro carro ao lado durante uma tentativa de troca de faixa. O sistema atua em freios e direção.

Há ainda o Adaptive Brake Assist, que controla a frenagem necessária do veículo em paradas emergenciais, ou seja, mesmo que o motorista exagere na força do pedal, o veículo aplica apenas a quantidade de força necessária para realizar a frenagem com segurança entre 30 km/h e 250 km/h. Este sistema também funciona junto do Colision Brake Assist que pode parar o carro totalmente até 50 km/h na presença de outros veículos ou pessoas.

Em caso de acidente eminente, o Pre-Safety entra em ação e fecha todas as janelas, teto solar, pretensiosa o cinto de segurança e deixa o banco mais reto. Por fim, os veículos Mercedes também contam com controle de cruzeiro adaptativo Distronic Plus com atuação até 200 km/h e opção de seguir o veículo da frente, mesmo em pistas sem faixas demarcadas. Ele também impede ultrapassagens pela direita quando ativado.

A Mercedes-Benz também destacou a nova geração do sistema Park Assist que agora dispensa o motorista da operação dos pedais, diferentemente do que ocorre em seus concorrentes. O motorista deve apenas operar a alavanca de câmbio.

Mostrando a integração entre seus veículos e caminhões pesados, a Mercedes-Benz apresentou o novo Actros com o Classe S dos caminhões. Ele conta com diversos sistemas de segurança presentes nos veículos, tais como Lane Assist Keeping, Proximity Control System e Active Brake Assist até 20 km/h.

De Piracibaca, SP a convite da Mercedes-Benz.