O Latin NCAP promoveu a última rodada de crash-tests de 2015 com sete modelos, dentre eles apenas dois não são vendidos no Brasil ainda e três são nacionais. Nissan March e Versa, Volkswagen Fox, Toyota RAV4 e Hilux, Hyundai Creta e Mitsubishi Pajero Dakar (nova geração), passaram pelos testes de impacto.

[interlinks]

O nacional Volkswagen Fox foi coroado com quatro estrelas para adultos e apenas duas para crianças, nota inferior ao do irmão menor up! com cinco e quatro estrelas, respectivamente. O Latin NCAP destaca a boa proteção para cabeças, mas o Fox perde pontos por conta da proteção inferior para o peito de motorista e passageiro. Para crianças, a nota baixa é atribuída a falta de ISOFIX e cinto de três pontos, além da impossibilidade de desligar o airbag dianteiro.

A dupla March e Versa da Nissan contou com notas um pouco diferentes para passageiros infantis, apesar do Latin NCAP ressaltar os mesmos defeitos para ambos. O March ficou com apenas uma estrela, enquanto o Versa conseguiu duas, a nota baixa se deve à falta de ISOFIX, impossibilidade de desligar o airbag frontal, falta de cinto de três pontos em todos os bancos e má sinalização de advertência para cadeirinhas. Apesar disso, a dupla de compactos brasileiros atingiu quatro estrelas no teste de impacto, uma nota substancialmente melhor do que o March testado em 2011 e que muitos modelos concorrentes.


A nova geração da picape Hilux também passou pelo crivo do Latin NCAP. A picape fabricada na argentina atingiu nota máxima com cinco estrelas nos dois quesitos por conta da estrutura forte da carroceria e dos três airbags como itens de série. Além disso, o órgão ressalta a boa proteção a impactos laterais e a presença de cinto de segurança de três pontos para todos os passageiros e ISOFIX. O irmão RAV4 reestilizado, também repetiu as cinco estrelas para impacto, mas apenas quatro para proteção infantil por conta da impossibilidade de desligar o airbag frontal.


Ainda não comercializados no Brasil, o SUV compacto Hyundai Creta (ou ix25 como é conhecido em alguns países), fabricado na Índia, recebeu quatro estrelas para impactos e três para proteção infantil, repetindo a nota do Hyundai HB20, seu irmão de plataforma. Já o Mitsubishi Montero Sport, mais conhecido como Pajero Dakar no Brasil, já em nova geração produzida na Thailandia, recebeu cinco estrelas para impacto e apenas três para passageiros infantis.