Controlada pelo grupo Renault-Nissan a Avto-VAZ, ou Lada como é chamada internacionalmente, apresentou novos conceitos que vislumbram o futuro da marca. Além de potenciais novas versões para os modelos Vesta e XRay, a Lada apresentou seu futuro SUV compacto, XCode.

[interlinks]

Construído sobre a plataforma do Renault Duster, o Lada XCode será lançado em 2017 durante a celebração dos 50 anos da Lada. Com estilo esportivo, o SUV conceitual abusa dos elementos em X pela carroceria, presentes nas laterais, grade frontal e até mesmo nos LEDs dos faróis. Um interessante detalhe é a luz de direção separada no alto do capô, que remete ao clássico Niva.

Lada XCode [6]

Teto baixo com pintura contrastante segue a moda de outros modelos da categoria, como o primo Renault Captur. Na traseira, lanternas elevadas e tampa do porta-malas com corte irregular muito semelhante ao seu outro primo, o Nissan Kicks. Para-lamas largos e altura do solo generosa dão presença ao Lada XCode.

Já a dupla Vesta e XRay ganhou duas versões conceituais inéditas: Sport e Cross. A versão Cross parece feita na medida para o XRay, mas também foi aplicada no sedã Vesta. Eles contam com para-lamas alargados com apliques plásticos, para-choque com estilo mais robusto e suspensão elevada, além de novas rodas de liga-leve com acabamento diamantado.

Já a versão Sport, mais condizente com o Vesta, mas também apresentada no XRay, tem suspensão rebaixada, apliques vermelhos no para-choque e nos vincos laterais, aerofólio traseiro, rodas de liga-leve maiores, saias laterais e para-choques novos, com direito a falso extrator de ar e saídas duplas de escapamento na traseira. O motor é 1.8 gasolina de 122 cv nos quatro modelos. Não há previsão de produção das versões conceituais.