Ter uma ideia maluca e colocá-la em prática não é para qualquer um, mas o norte-americano Ron Berry faz isso muito bem. Dono de um bigodão pra lá de exótico, Ron é uma figura meio misteriosa, vez que não tem perfis em redes sociais e pouco aparece na mídia, mesmo especializada. Suas principais criações são o Surf Seeker, essa Kombi “lisérgica” que você confere nas fotos, e o Shorebreak, um “woodie” inspirado em modelos dos anos 1950.

Siga o AUTOPOLIS no Facebook

surfseeker_01

Os fãs mais puristas da velha Kombi vão torcer o nariz, mas não podemos deixar de admitir que o Surf Seeker é cheio de personalidade, parecendo ter saído das páginas de histórias em quadrinhos. Não se trata, contudo, de uma Kombi transformada, e sim, de um carro construído a partir de chapas de metal, talentosamente moldadas por Ron. Daí o reconhecimento que ele conquistou da comunidade dos customizadores.

surfseeker_x1

Do furgão da Volkswagen foram utilizadas peças das suspensões e o motor, que recebeu muitas mudanças e um compressor mecânico (supercharger), para chegar aos 200 cv. Para ficar com um aspecto ainda mais exótico, o acesso ao assento dianteiro é feito por uma porta frontal, como nas antigas Isetta.

Pelas fotos, algumas com as fases de construção do carro, é possível dimensionar o trabalho que deu para tornar o Surf Seeker realidade e a forma meticulosa que Ron toca seus trabalhos, incluindo uma espécie de fluxograma, onde foram registradas todas as etapas do projeto.

surfseeker_x4

Confira mais fotos na galeria, ao final, após os vídeos.

Shorebreak, com corpo de madeira e coração de Mustang

Antes do Surf Seeker, Ron havia desenvolvido outro modelo de linhas psicodélicas, o “woodie” Shorebreak, baseado nos carros com carroceria parcialmente feitas de madeira, fabricados principalmente nos anos 1950.

Apesar do visual retrô, o Shorebreak utiliza suspensão e motor V8 5.0 do Mustang, o que faz dele divertido na aparência e ao volante.

shorebreak_1

Vídeos