Parte importa te do DNA dos modelos da Jeep é sua capacidade off road, especialmente nas versões Trailhawk. Há um mantra na marca que diz que os modelos desta versão apenas recebem o selo Trail Rated caso supere trilhas como um Wrangler.

[interlinks]

Inédita na Gama do Compass, a versão Trailhawk foi colocada a prova no Camp Jeep: circuito off-road construído em frente à fábrica da FCA em Goiana que replica trechos de famosas trilhas pelo mundo. A pista é palco do desenvolvimento das versões Trailhawk dos modelos Jeep que tem participação da matriz brasileira. Ela conta com colina com inclinação acentuada e trechos com pedras, areia, alagamentos e terra.

Jpeg

Dotado do motor 2.0 Multijet turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, associado a transmissão automática de nove marchas e tração nas quatro rodas, o Compass Trailhawk encara com certa facilidade todo circuito. A suspensão independente nas quatro rodas garante relativo conforto ao interior mesmo em superfícies com relevos. A direção elétrica leve garante facilidade e agilidade para as manobras fora de estrada, mas não transmite nenhuma impressão do piso, dificultando um pouco a sensibilidade do circuito.

Jpeg

A tração 4×4 do Compass conta com seletor eletrônico com 5 modos de condução diferente. Com ela, é possível alterar a programação do acelerador e freio de acordo com a superfície que está conduzindo. No Camp Jeep, prioritariamente usamos o modo Rock (pedras) em que o Compass larga em segunda marcha e trabalha ininterruptamente com as quatro rodas para garantir total tração nesta superfície escorregadia.

Jpeg

Em caso de destracionamento de alguma roda, o diferencial blocante atua enviando força apenas para as rodas que estão em contato com o solo. Outro destaque eletrônico do novo Jeep é o assistente de partida em descida: esta babá eletrônica controla os freios e o acelerador em declives, garantindo todo controle do SUV sem a intervenção do motorista, basta apenas confiar na eletrônica, esquecer dos pedais e cuidar apenas do volante.

Jpeg

Impressões completas do novo Jeep Compass você confere em breve aqui no Autopolis.

Por João Brigato de Recife a convite da Jeep.