O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2015 começa a vencer na próxima sexta-feira (9) para veículos com placa final 1 em São Paulo, primeiro Estado a iniciar a cobrança nesse ano. O imposto, cobrado anualmente, tem alíquota variável entre 1% e 4% do valor venal do bem em questão (definido pela tabela Fipe). Cada Estado da Federação define a porcentagem do tributo.

Siga o AUTOPOLIS no Facebook
Leia mais notícias de serviço

O valor pode ser pago em qualquer agência bancária, caixa eletrônico ou, ainda, pelos sites dos bancos. Para tal, basta apresentar o número de Renavam, o registro do veículo. A partir daí, o proprietário do veículo terá duas opções: pagar à vista o tributo ou parcelar. No caso do pagamento em parcela única do IPVA, há desconto, que também varia de acordo com a unidade federativa e, nem sempre, vale a pena.

Juntamente com o IPVA é preciso também recolher o Seguro Obrigatório, no valor é de R$ 105,65 para carros (em parcela única) e de R$ 292,01 para motos (pode ser parcelado em três vezes). Outra possibilidade é a de quitação antecipada do licenciamento. Nesse caso, para manter o veículo em situação regular, multas em atraso também devem ser pagas na ocasião.

Consulte o valor

Para saber o quanto você deve pagar de IPVA e também se informar sobre o prazo de vencimento, confira na lista abaixo os sites dos departamentos de trânsito ou secretarias da Fazenda de cada Estado. Para a consulta, será necessário o número do Renavam do veículo.

Acre
Alagoas (fora do ar até 9/1)
Amapá
Amazonas
Bahia
Ceará
Distrito Federal
Espírito Santo
Goiás
Maranhão
Mato Grosso
Mato Grosso do Sul
Minas Gerais
Pará
Paraíba
Paraná
Pernambuco
Piauí
Rio de Janeiro
Rio Grande do Norte
Rio Grande do Sul
Rondônia
Roraima
Santa Catarina
São Paulo
Sergipe
Tocantins