Conforme você já conferiu no AUTOPOLIS (leia publicação de lançamento), a Chevrolet apresentou oficialmente à imprensa especializada o novo Cruze Sport6, versão hatch de seu sedã topo de linha. Com visual mais esportivo, rodas exclusivas, teto solar e ajustes na suspensão e direção, modelo chega com preços a partir de R$ 89.990 para a versão de entrada LT e R$110.990 para a LTZ.

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Para quem gosta de dirigir

O Cruze Sport6 foi concebido para dar respostas mais esportivas ao volante, buscando agradar um público mais jovial que o do clássico sedã, que gosta de dirigir e valoriza o desempenho. Apesar de ambas as versões compartilharem o mesmo motor 1,4 litro turbo com injeção direta de combustível, que gera 153 cv (etanol), a maior agilidade do hatch decorre principalmente do peso, vez que é 144 kg mais leve e 6 cm mais curto.

A receita mais esportiva se estende também à suspensão, que adota amortecedores com calibragem mais rígida, e ao sistema de assistência elétrica da direção, modificada para deixar o volante menos mole em altas velocidades.

O test-drive de lançamento, embora não tenha sido muito longo, permitiu avaliar o modelo no intenso (e tenso) trânsito paulistano e em trecho rodoviário. Nas duas situações as mudanças na suspensão e direção mostraram seu valor. Ha uma percepção de que o carro está mais na mão, mais sob controle do motorista. São diferenças sutis, mas perceptíveis, especialmente se você dirigir o sedã e depois o hatch.

O motor 1.4 turbo, que já havia surpreendido no sedã, volta a mostrar seu valor no hatch. Essa nova geração do Cruze acelera com gosto e o dois volumes ficou ainda mais ágil por ser mais leve. É um motor elástico, que proporciona boas arrancadas e retomadas, bastando um leve aperto no pedal da direita para ver o velocímetro crescer. Esse comportamento decorre da baixa rotação em que o motor atinge seu torque máximo: são 24,5 kgfm a apenas 2.000 rpm com etanol e 24 kgfm a 2.100 rpm com gasolina. Com isso, alcança altas velocidades com rapidez e aí permanece sem esforço, virando com rotações baixas e trabalhando em silêncio.

O câmbio automático de seis marchas tem funcionamento discreto e eficiente, permitindo fazer mudanças manuais através da alavanca. Aqui vale uma ressalva: não há aletas para mudanças de marcha no volante, item que vem se tornando quase obrigatório em carros dessa categoria. Considerando que o Cruze hatch é mais orientado à esportividade, a presença das “borboletas” deixaria o carro ainda mais bacana de dirigir.

Se for comparar com o antigo hatch, aí já surge um abismo. Pra começar, o visual é muito mais acertado, com linhas mais harmoniosas e fluidas. Mais uma vez, o efeito psicológico de estar ao volante de uma carro mais moderno e antenado com o que se espera de um hatch médio moderno, por si só, já convida a acelerar. Mas não é só isso, o comportamento é outro a dinâmica é outra, resultado de um chassi mais rígido, com suspensões e freios mais avançados, além de adotar um pacote tecnológico que seu predecessor nem sonhava em ter. Do antigo Cruze hatch, só sobrou o nome.

Apesar dessa percepção de maior agilidade e melhor comportamento dinâmico ter ficado bem nítida, não possível fazer qualquer medição mais precisa de aceleração e consumo. Por hora, fiquemos com os números apresentados pela GM, que fala que o novo Cruze hatch acelera de 0 a 100 km/h em 9 segundos e o consumo com etanol, conforme o selo de etiquetagem do Inmetro, é de 7,6 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada.

Conclusão

O novo Chevrolet Cruze Sport6 chega com boa munição para encarar seus arqui-rivais Ford Focus e Volkswagen Golf, tanto no capricho do acabamento, como na lista de equipamentos e pegada mais divertida. Os preços também são compatíveis, considerando que o Golf Highline 1.4 TSI tem preço de R$ 100.346,00 e o Focus Hatch SE 1.6 16V custa entre R$ 76.200,00 e R$ 85.400,00, sem opção de câmbio automático.

Preços e versões

Chevrolet Cruze Sport6 LT – R$ 89.990
Chevrolet Cruze Sport6 LTZ – R$ 101.190
Chevrolet Cruze Sport6 LTZ plus – R$ 110.990