Com novo visual frontal, motor 2.0 de 220 cv e painel totalmente digital opcional, o Audi A3 Sedan Ambition 2017 foi lançado nesta semana pela marca alemã e chega aos concessionários pelo preço inicial de R$156.190.

De cara nova, a versão sedã do A3 2017 traz faróis com contornos mais angulosos, grade mais ampla e para-choque redesenhado com entradas de ar maiores e adornadas com detalhes cinza metalizado. Na traseira, a ponteira de escapamento é cromada e o para-choque recebeu modificações e traz um novo difusor em  sua parte inferior.

O interior, além dos novos volante e alavanca de seta semelhantes às do A4, traz também novos difusores de ar, console com novos botões de controle do sistema MMI, nova estrutura de menus da central MMI, novo software de conexão com smartphones Apple e Google Android, que permitem que aplicativos rodem na tela do veículo, e sistema de som com conexão Bluetooth.

Ainda no interior, uma das grandes novidades do A3 Sedan Ambition 2017 é o painel digital em TFT opcional. O que isso significa? Que, com uma graninha a mais, seu A3 Sedan Ambition vem com uma tela de 12,3 polegadas semelhante à de um computador ou tablet no lugar dos mostradores clássicos circulares do painel. Além de mais bonito e, porque não, lúdico, essa tela TFT traz muito mais informações podendo ser configurada para mostrar funções do sistema de navegação, telefonia, entretenimento, entre outras. Se, ainda assim, preferir os mostradores redondos caretas, uma das opções de configuração lhe permite isso.

A lista de equipamentos é extensa e inclui controle eletrônico de estabilidade, bancos revestidos em couro, assentos dianteiros esportivos com ajustes elétricos para o motorista, teto solar panorâmico, retrovisores eletricamente ajustáveis, rebatíveis e aquecíveis, ar-condicionado digital de duas zonas, computador de bordo com display colorido e sete air-bags.

» Faça download do catálogo de versões e equipamentos

Em movimento

Com o perdão dos amantes da tecnologia, a melhor parte do A3 Sedan Ambition está debaixo do capô e se comunica com o motorista pelo pedal da direita. O motor 2.0 TFSI com 220 cv de potência e 35,69 kgfm de torque, disponíveis entre 1.500 e 4.400 rpm, não tem a menor paciência para andar “devagarinho” e te joga contra o banco ao menor apertão no acelerador. Mas vamos por partes.

AUTOPOLIS testou o sedã no seu evento de lançamento, realizado em São Paulo, num percurso que incluía trechos urbanos e rodoviários. No primeiro contato, o painel em TFT mereceu alguns segundos de atenção. Ao final, sabe aquela opção careta dos mostradores circulares comentadas lá em cima? Então, foi a escolhida. Coisa de tiozão, paciência.

No trânsito urbano, o A3 Sedan mostrou bons modos e entregava potência quando era solicitado, o que permitia se esgueirar pelas faixas das marginais paulistanas com desenvoltura e, claro, com diversão também.

Mas é quando o caminho está livre, especialmente em vias mais velozes e rodovias, que o sedã mostra seu valor. E acelera, muito. Tira de letra todas as retomadas, acelera com vigor e exige atenção pois o limite de velocidade da via é alcançado de maneira muito rápida. Precias ultrapassar? Pisa com vontade e diz tchau. O asfalto vai passando rápido e quem tiver que ficar para trás, fica. Na frieza dos números, a velocidade máxima é limitada eletronicamente a 250 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h, segundo dados do fabricante, fica em 6,9 segundos.

Vale destacar ainda o câmbio automático de dupla embreagem e seis velocidades S Trônic tem funcionamento rápido e discreto. As mudanças ocorrem de forma instantânea e de maneira quase imperceptível.

Gasta muito? O melhor é que não. Segundo dados do Inmetro, são 10,3 km/l na cidade e 12,8 km/l na estrada, números bons para um carro que esbanja potência.

Conclusão

Para quem gosta de alto desempenho e pode pagar R$156.190, o Audi A3 Sedan Ambition 2.0 entrega muito mais luxo e diversão que as demais versões. Seu principal concorrente é o Mercedes-Benz CLA 200 Vision, mas tem preço bem mais salgado, a partir de R$ 183.900.

Ficha técnica

Motor: 2.0 TFSI
Potência (cv): 220
Cilindrada (cm3): 1.984
Torque (Kgf.m): 35,7
Velocidade Máxima (Km/h): 250
Tempo 0-100 (Km/h): 6,9
Consumo cidade (Km/l, fonte Inmetro): 10,3
Consumo estrada (Km/l, fonte Inmetro): 12,8
Dimensões e Capacidades
Altura (mm): 1410
Largura (mm): 1790
Comprimento (mm): 4450
Entre-eixos (mm): 2630
Peso (kg): 1320
Tanque (L): 50.0
Porta-malas (L) 425
Capacidade: 5 ocupantes
Suspensão, Direção e Freios
Transmissão: Câmbio de dupla embreagem manual sequencial com modo automático de 6 marchas; Tração Dianteira
Direção: com assistência elétrica
Suspensão dianteira: tipo McPherson, independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora.
Suspensão traseira: tipo multibraço, independente, com molas helicoidais e barra estabilizadora
Freios: freios à disco nas quatro rodas com dois discos ventilados na dianteira

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Insira seu nome aqui