Estrela do estande da Hyundai no Salão do Automóvel de São Paulo, o SUV compacto Creta foi oficialmente anunciado pela marca coreana para o Brasil. O novo modelo será produzido em Piracicaba, interior de São Paulo, ao lado da família HB20.

[interlinks]

O nome oficial será Creta, em detrimento a ix25 usado em alguns mercados. Esta é uma maneira de alinhar o novo modelo ao Tucson e ao Santa Fé, apesar dos irmãos terem nomes inspirados em cidades dos Estados Unidos, enquanto Creta vem da maior ilha da Grécia.

HYUNDAI_CRETA (2)

Um dos destaques do Hyundai Creta brasileiro será o design diferenciado em relação ao modelo global. O SUV nacional, como o teaser antecipa, terá grade frontal semelhante a do HB20 e para-choque mais robusto. A lanterna traseira também é diferente, assumindo um desenho muito semelhante às lanternas Clear Type dos HB20 mais caros.

HYUNDAI_CRETA (1)

A coreana destaca que o Creta divide plataforma com o Elantra, não com o HB20. Além disso, o conjunto mecânico do SUV não será compartilhado com o hatch. Rumores apontavam para o motor 1.6 Flex nas versões de entrada associado à transmissão automática de seis marchas, no entanto, o Creta poderá usar o 2.0 Flex do Elantra.