Ter um carro, muitas vezes, é sinônimo de comodidade e independência, afinal o veículo permite que seu proprietário se desloque sem depender de terceiros ou ter que esperar por transporte público. O problema é que, nas grandes cidades, o uso diário do automóvel se torna cada vez mais inviável, seja pelo trânsito caótico e estressante ou então pelo alto preço cobrado para, por exemplo, estacionar um veículo nas regiões centrais das cidades.

Siga o AUTOPOLIS no Facebook
Leia mais notícias de serviços

Esse contexto faz com que, muitas vezes, seja mais eficiente, rápido e barato simplesmente deixar o automóvel na garagem e utilizar outro meio de transporte, sejam os públicos (ônibus, trens e metrô), táxis ou até mesmo bicicletas. E, dependendo do trajeto, ir caminhando também é uma opção.

Pensando nisso, AUTOPOLIS separou alguns apps para celulares e tablets que podem ajudar aqueles que querem deixar seus carros na garagem. Confira.

mobilidade_testeira_01

Dois apps se destacam entre os que oferecem informações sobre linhas, rotas e horários de ônibus: o Moovit e o Cittamobi. Ambos estão disponíveis para celulares com sistemas Android e iOs (além do Windows Phone, no caso do Moovit).

Moovit

Moovit permite que o usuário trace uma rota a partir do seu ponto de origem e, daí em diante, escolha a melhor opção para se locomover, seja ônibus ou trens/metrô. O aplicativo também fornece o tempo estimado de chegada de linhas de ônibus e de trens nas estações ou pontos escolhidos e pode ser acessado via web.

play

xDownload_on_the_App_Store_Badge_PTBR_60

xWindowsStore_badge_en_English_Black_60

Cittamobi

Já o Cittamobi é um app mais limitado e funciona em 12 cidades brasileiras no momento. A saber: Colatina (ES), Diadema, Ribeirão Preto, São Caetano do Sul e Santo André (SP), Juiz de Fora (MG), Santa Rita (PB), Maceió (AL), Volta Redonda (RJ), Rio Grande (RS) e Rio Branco (AC). O diferencial do aplicativo não é traçar rotas, mas sim informar quais linhas passam em todos os pontos dessas cidades e para onde elas vão. Ele pode ser acessado via web e também conta com aplicativos para celulares Android e iOS.

play

xDownload_on_the_App_Store_Badge_PTBR_60

mobilidade_testeira_02

Táxis podem ser uma opção para quem precisa se deslocar por regiões que não são bem servidas de transporte público ou, por exemplo, em viagens durante horários nos quais a rede pública não opera.

Dois apps chamam a atenção nesse segmento: o 99Taxis e o Easy Taxi. Ambos têm funcionamento similar e também permitem aos seus usuários conseguir descontos na bandeirada. Por meio dos aplicativos é possível solicitar um táxi no local onde você se encontra, obtendo também a previsão de chegada do carro.

99Taxis

O 99Taxis está disponível em 199 cidades brasileiras e permite que a corrida seja paga utilizando o sistema de pagamento PayPal. Um dos destaques é a promoção em conjunto com a Johnnie Walker que dá um desconto de R$ 30 em até duas corridas em um final de semana, nos seguintes horários: de sextas-feiras, entre 21h e 4h, e sábados, entre 21h e 4h.

play

xDownload_on_the_App_Store_Badge_PTBR_60

xWindowsStore_badge_en_English_Black_60

Easy Taxi

Easy Taxi está disponível em 34 cidades brasileiras e também conta com promoções. Um exemplo é a realizada em conjunto com o banco Santander, na qual clientes da instituição financeira pagam meia corrida (desconto limitado a R$ 15) de quinta-feira a sábado, das 20h às 6h.

play

xDownload_on_the_App_Store_Badge_PTBR_60

xWindowsStore_badge_en_English_Black_60

mobilidade_testeira_03

Cada vez mais popular para deslocamentos diários, a bicicleta é uma opção para quem quer unir transporte e exercício físico. Com os apps a seguir é possível não apenas traçar rotas, mas também encontrar pontos onde há compartilhamento de bicicletas.

Mobilicidade (compartilhamento de bicicletas)

O projeto Mobilicidade realiza uma ação de compartilhamento de bicicletas em algumas cidades do Brasil, em parceria com empresas como Itaú e Net. Para ver se sua cidade está na lista e usar o serviço, é necessário fazer um cadastro. Nesse link é possível ver as cidades nas quais o serviço está disponível, assim como baixar os respectivos aplicativos.

Pedala SP

Já quem mora em São Paulo e possui celulares Android pode se beneficiar do Pedala SP. O aplicativo traça rotas para se chegar nas ciclovias da cidade e reúne informações úteis como os locais onde há mais acidentes. Em breve o aplicativo também está disponível para iOS.

play

Rio de Bicicleta

Quem mora no Rio de Janeiro também tem opções de apps para ajudar na hora de pedalar. Exclusivo para celulares Android, o Rio de Bicicleta reúne informações úteis como localização de ciclovias, bicicletários, pontos de aluguel, chuveiros e oficinas.

play

cicloviaRio

Já o cicloviaRio é exclusivo para iOS e traz informações como a localização das ciclovias e rotas, oficinas para o conserto de bicicletas e também locais nos quais é possível calibrar os pneus da bike.

xDownload_on_the_App_Store_Badge_PTBR_60

mobilidade_testeira_04

Google Maps

Que tal caminhar por alguns quilômetros? Dependendo do trajeto, ir a pé é uma boa opção. Nesse aspecto, um aplicativo é imbatível: o Google Maps. Além do tradicional uso como ferramenta de GPS e mapas para quem está de carro, o aplicativo também permite traçar rotas para quem quer usar ônibus ou trem/metrô ou simplesmente ir a pé. O aplicativo calcula o tempo estimado de chegada e elabora caminhos mais curtos.

play

xDownload_on_the_App_Store_Badge_PTBR_60

xWindowsStore_badge_en_English_Black_60