O festival de Wörthersee realizado na Áustria, reúne anualmente entusiastas da Volkswagen e, principalmente, amantes dos modelos GTI. Por isso, este ano, a marca não economizou nos modelos especiais, apresentando cinco Golf diferentes. Além do Golf GTI Clubsport que falamos aqui no AUTOPOLIS, a marca levou os conceitos Golf GTE Sport e Golf GTI Dark Shine, a perua Golf Variant Biturbo Edition com motor de Passat e o Golf R modificado pela preparadora ABT.

[interlinks]

Golf Variant Biturbo Edition

Enquanto o Golf GTI Dark Shine foi desenvolvido por estagiários da equipe de design da Volkswagen, a super-perua Golf Variant Biturbo Edition ficou a cargo dos estagiários de engenharia. Aqui o foco é diferente: a performance. Por isso, a Golf Variant ganhou de presente o motor 2.0 biturbo movido a diesel de 240 cv da Passat Variant, uma pequena cortesia entre peruas. Tração integral 4MOTION também foi adicionada ao pacote.

O visual não foge muito das versões regulares da Golf Variant, tanto que o estilo esportivo, em grande parte, é fornecido pelos para-choques e aerofólio do kit R-Line. Novas rodas de liga-leve foram colocadas para dar um visual especial, assim como as faixas pretas na carroceria e a diferente tonalidade azul Alor. O interior apresenta partes em azul, como nos bancos e peças plásticas do painel e volante, enquanto a tonalidade preta toma conta das outras superfícies.