O 1º Clássicos Brasil, que acontece de 23 a 25 de janeiro no Clube Hípico de Santo Amaro, em São Paulo, já nasce chamando para si o título de maior encontro brasileiro de carros clássicos nacionais. Além da exposição de modelos que fizeram história, no evento serão também avaliados e premiados os mais originais de cada época. Seguindo a orientação da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), um dos fatores que contará mais será a originalidade e importância histórica.

Siga o AUTOPOLIS no Facebook

“Como qualquer prêmio idôneo, os critérios precisam ser estabelecidos, organizados, comunicados aos participantes para servirem de base aos jurados”, afirma José Ricardo de Oliveira, da ZR Soluções Automobilísticas, organizador e realizador do Clássicos Brasil. “Queremos que este prêmio tenha reconhecimento e carregue com ele a qualidade e importância do nosso evento e que seja o reconhecimento ao expositor”, completa.

Vale destacar a forma curiosa e criativa que intitularam cada categoria. A categoria JK (veículos fabricados até 1960) traz carros da fase inicial da indústria automotiva no Brasil, com modelos similares ao fabricados pelas matrizes das marcas e com emprego de muitas peças importadas. A Tropicalismo (entre 1961 e 1966) engloba modelos mais adequados ao gosto dos brasileiros e com índice de nacionalização que chegava a 90%. A Milagre Brasileiro (entre 1967 e 1973) inclui modelos produzidos numa fase de grande expansão da indústria no país, que durou até a crise do petróleo de 1973.

A categoria Geração Disco (entre 1974 e 1982) foi marcada pela proibição da importação de automóveis em 1975 e a chegada de modelos mais compactos e econômicos. A última categoria, Nova República, engloba os veículos fabricados entre 1983 e 1992, período em que nasceu o conceito de “Carro Mundial”, que era produzido em diversos países e com peças oriundas de fornecedores de diversas partes do globo, e que se encerrou com o retorno das importações no início dos anos 1990.

Para que é fã ou proprietário de modelos clássicos, como Chevrolet Opala, Ford Corcel, Dodge Dart, Ford Maverick, Chevrolet Chevette, é um evento imperdível.

SERVIÇO: 1º CLÁSSICOS BRASIL

Data: 23 a 25 de janeiro de 2015
Local: Clube Hípico de Santo Amaro – Rua Visconde de Taunay, 508, Santo Amaro
Horário: Dia 23/1: abertura para o público às 12h; dias 24 e 25/1: abertura para o público a partir das 8h
Ingressos antecipados Ticket Fácil: http://www.ticketfacil.com.br/classicos-brasil
Informações: Tel.: (11) 3569 – 6036
Acesso e o novo site: www.classicosbrasil.com.br