O Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) apresentou, na última quarta-feira (10), os novos modelos para CNH (Carteira Nacional de Habilitação), CRV (Certificado de Registro do Veículo) e CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo), que passarão a ter obrigatoriedade para as documentações emitidas a partir de 1 de julho de 2015.

Siga o AUTOPOLIS no Facebook

Mais do que apenas visual, a mudança visa impedir falsificações e fraudes nos mesmos. Por isso, o Denatran fez com que a CNH passasse a contar com 28 novos dispositivos de segurança, como novos brasões, siglas, além de elementos holográficos e criptografados. Já os certificados (CRV e CRLV) possuem 17 novos itens de identificação.

novo-documento-cnh

Quem já possui os atuais modelos não será obrigado, por enquanto, a emitir os novos modelos. O Denatran estabelece, porém, o prazo de até cinco anos para que todas as documentações sejam trocadas, afirmando que não haverá custo adicional sobre o valor cobrado para a emissão de documentos, permanecendo os mesmos antes da mudança. A novidade acompanhará o processo de troca das placas de licença dos veículos, que também terão novo formato a partir de 2016.

novo-documento-crv