Cuidados com os pneus antes de pegar a estrada

Por: Tarcisio Dias | Fotos: Peugeot / Divulgação @ 12/07/2013, 11:17:14

Comente! Compartilhe:

share this on twitter

Revisar as condições dos pneus e manter a calibragem correta são medidas fundamentais para uma viagem segura

O aguardado mês de julho vai chegando e a temporada de férias é a época perfeita para juntar a família e fazer aquele belo passeio. Curtir novos ares, lugares, pessoas. Mas para começar uma viagem em segurança é preciso ficar atento à algumas medidas de segurança para que a viagem não se torne um transtorno.

A revisão do veículo é essencial para manter o clima de alegria que o período propicia. Primeiramente, é importante fazer uma lista com os principais itens a serem verificados, entre eles o pneu, parte importante do sistema de segurança, que não pode ser deixado em segundo plano.

É essencial manter a atenção quanto à calibragem do pneu. “Poucos sabem, mas os pneus de um carro devem estar sempre bem calibrados, e a pressão varia de acordo com o peso (bagagem) e o número de passageiros que serão transportados. O ideal é que a calibragem seja feita quinzenalmente e sempre antes de viajar, e que a quantidade de libras deve seguir o recomendado pelo fabricante, que pode ser consultado no manual do proprietário”, sinaliza Flávio Santana, Engenheiro de Produtos da Michelin.

É preciso estar atento quanto aos riscos que o motorista pode enfrentar caso se esqueça de realizar a calibragem adequadamente. Utilizar o carro com calibragem inadequada põe em risco a estabilidade do veículo, aumenta o consumo de combustível que, por sua vez, gera maior emissão de gases poluentes, além de diminuir consideravelmente a vida útil do pneu.

Outro ponto a ser levado em consideração diz respeito ao desgaste do pneu. Às vezes, por problemas mecânicos ou devido às condições de utilização, os pneus podem desgastar-se mais em uma parte que outra, por exemplo, no sulco interno. Pneus desgastados comprometem a aderência em piso molhado. Antes de pegar a estrada, observe o indicador de desgaste existente no fundo dos sulcos ao longo de todo o pneu; caso ele esteja com o nível próximo à banda de rodagem, é sinal de que o composto precisa ser trocado.

Além desses cuidados por parte do motorista, é preciso se atentar às irregularidades do solo, pois em viagens de longos percursos é normal que haja diferentes tipos de pavimentações, o que pode influenciar na aderência do veículo, dependendo do composto utilizado. Além disso, é preciso considerar as questões climáticas, já que, com a proximidade das chuvas do verão, o risco passa a ser dobrado.

Na questão de piso molhado, por exemplo, o ideal é que o motorista evite realizar frenagens e mudança de direção de forma brusca. Esse tipo de ação, somado ao excesso de água na pista, pode ocasionar a chamada aquaplanagem (quando o pneu perde contato com o solo).

No caso de uma garoa, é necessário atenção, pois é nesta situação em que a água se mistura a resquícios deixados pelos próprios carros (óleo, borracha, etc) fazendo com que o asfalto fique escorregadio e propício para a perda de aderência ocasionando, uma derrapagem.

Em qualquer uma das situações envolvendo água, manter a velocidade reduzida e uma distância adequada do veículo da frente é fundamental para que, caso haja uma situação de risco, o motorista tenha tempo e espaço para realizar uma frenagem segura e eficiente. E claro, ter bons pneus que possam aderir à pista molhada pode ser a diferença entre rodar com mais segurança ou estar mais exposto a acidentes e derrapagens em piso molhado.

MECÂNICA ONLINE

· Celebra Fiesta – A Ford começa em nove cidades brasileiras um programa-piloto de campanha de serviços para todos os modelos da linha Fiesta vendidos no País desde 1994. Essa campanha inédita, chamada “Celebra Fiesta”, consiste em oferecer manutenção com preços promocionais em itens como troca de óleo, filtros, pneus e suspensão e tem potencial para atender milhares de clientes.
· Emissão zero – Um memorando de entendimento foi assinado entre o Governo do Estado do Rio e líderes dos setores público e privado com o objetivo de acelerar o transporte com emissão zero no estado do Rio de Janeiro. A Aliança Renault-Nissan, Petrobras Distribuidora, Light, Ampla, e Rio Negócios – Agência de Promoção de Investimentos do Rio de Janeiro, são os parceiros desse acordo histórico.
· Por meio desse protocolo de intenções, as empresas signatárias estudarão a possibilidade de produzir veículos elétricos no Estado e disponibilizar toda a infraestrutura necessária para o funcionamento desses carros. O projeto faz parte do Programa Rio Capital da Energia, coordenado pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços do Rio de Janeiro.
· Meio ambiente – A Delphi recebeu uma homenagem da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva – AEA – pela contribuição no desenvolvimento e evolução da tecnologia flex no Brasil ao longo dos últimos 10 anos. O reconhecimento foi realizado durante o XV Jantar do Meio Ambiente, promovido pela AEA. O evento celebra a colaboração das empresas do setor automotivo, órgãos acadêmicos e governamentais por meio de ações que trazem benefícios para o meio ambiente.

Participe com seus comentários!
«
»
Nova geração do Lexus IS chega ao Brasil
Líderes do semestre
Tags
PageRank