O OnStar está chegando oficialmente ao Brasil a bordo da linha 2016 do Chevrolet Cruze. O sedã agora incorpora um tipo de serviço conhecido dos consumidores norte-americanos, onde estreou há 19 anos nos carros luxuosos da Cadillac. Modelos importados da Chevrolet, mesmo dos anos 1990, já contavam com os botões do sistema no retrovisor, que sempre foram um mistério para nós brasileiros.

[interlinks]

Através do OnStar, motorista e ocupantes do veículo dispõem de serviços de comodidade e segurança, incluindo acesso a uma central de atendimento 24 horas e possibilidade de solicitar socorro em casos de emergência. Inicialmente, o OnStar estará disponível apenas no Cruze sedã e Sport6, contudo, há planos para a expansão para outros modelos da marca, incluindo alguns de entrada. O sistema tem cobertura nacional (não funciona fora do Brasil) e está disponível em tempo integral.

O OnStar trabalha integrado ao carro, ou seja, com ele é possível alterar e executar determinadas funções do veículo. A comunicação com a central OnStar e também com o aplicativo de celular é feita por meio da rede VPN fornecida pela operadora de celular Claro e também através dos satélites GPS.

011_Chevrolet_onstar

Todo controle do sistema é feito por meio de três botões no retrovisor. O da esquerda serve para atender ligações, o do meio (azul) é usado para realizar ligações para a central de atendimento do OnStar e, o da direita (vermelho), serve para solicitar socorro em casos de emergência. O OnStar será fornecido gratuitamente durante 12 meses para os compradores do Cruze. Após este período, será cobrada uma mensalidade (ou anuidade) para uso dos serviços, contudo, o preço ainda não foi divulgado pela General Motors.

Atendimento pessoal

O principal função disponibilizada pelo OnStar recebe o nome de Concierge, através da qual o usuário fala diretamente com um atendente, ao qual poderá solicitar informações e serviços, tais como previsão do tempo e condições do trânsito, sobre pontos comerciais próximos, sugestão de locais para visitar, pontos turísticos, restaurantes, alterações de rotas no GPS e resumo das principais notícias do dia.

007_Chevrolet_onstar

É possível também fazer outros tipos de solicitações, como informações sobre a data de estreia de filmes a qualquer outro tipo de pergunta aleatória, como “qual o mais shopping da América Latina”. É possível solicitar que o atendente marque um horário em um médico, dentista, salão de cabeleireiro ou consulte o horário do filme que deseja assistir, além de avisar seus parentes ou amigos que chegou ao seu destino.

006_Chevrolet_onstar

Além deste tipo de atendimento direto, o OnStar oferece mais um sistema exclusivo no Brasil, o trajeto acompanhado. Ao inserir a rota no GPS, quer seja diretamente pelo MyLink ou por solicitação ao OnStar, a equipe de atendentes monitora o caminho percorrido pelo condutor e faz ligações esporádicas em tempos determinados para saber se está tudo bem. Caso ocorra uma alteração significativa no trajeto, ou paradas não programadas, os atendentes também entram em contato para saber o que ocorreu.

Emergência

Com o botão SOS acionado, o usuário tem à disposição o atendimento de emergência, que funciona de formas diferentes, dependendo da circunstância. Na primeira, o usuário pode solicitar ajuda à central OnStar para enviar socorro caso tenha presenciado um acidente. Outra situação ocorre quando o carro se envolve em um acidente e o air-bag dispara. Neste momento, a central entra em contato com os ocupantes do veículo, ao mesmo tempo em que solicita atendimento de resgate dos bombeiros (somente no estado de São Paulo e Rio Grande do Sul), do SAMU ou das empresas de resgate das concessionárias das rodovias.

004_Chevrolet_onstar

Em acidentes mais leves, em que apenas o pré-tensionador do cinto de segurança entra em ação, o OnStar liga para verificar se tudo está bem com os ocupantes e depois solicita ajuda, se necessário. Por fim, o usuário pode ser auxiliado caso necessite chamar um guincho, ou saber qual o hospital mais próximo.

002_Chevrolet_onstar

Em caso de roubo, o sistema OnStar entra em contato com a polícia e monitora remotamente a posição do carro, para auxiliar a captura do carro. Integrado à esta função de monitoramento, há um sistema que limita a velocidade do carro a cada vez que ele desacelera, por exemplo, se diminuir a velocidade para 30 km/h, não será mais possível trafegar mais rápido. Quando para totalmente, seja por qual motivo for, o veículo fica imobilizado e impossibilitado de se mover até que a central do OnStar faça o desbloqueio remoto.

Aplicativo e Web site

Por fim, o último recurso do sistema OnStar é o aplicativo para smartphones e o web site. Disponível apenas para Android KitKat e iOs 7, o aplicativo controla algumas funções diferentes do carro: ele pode trancar ou destrancar as portas, fazer ligações para a central OnStar, ativar luzes ou a buzina para facilitar a localização do carro, enviar rotas para o GPS e compartilha-las em outros aplicativos, até mesmo no WhatsApp.

000_Chevrolet_onstar (2)

Uma função bastante interessante é a de enviar notificações no celular caso o carro exceda a velocidade máxima escolhida pelo próprio aplicativo, ótima solução para os pais que deixam seus filhos usarem seus carros. No site é possível realizar todas estas funções, além monitorar o caminho percorrido com pontos feitos a cada 2 km.

*Viagem a convite da Chevrolet