É fato que as fabricantes da tríade alemã (BMW, Mercedes-Benz e Audi) criam modelos para rivalizar entre si. Cada pequeno nicho de mercado descoberta por uma, rapidamente ganha um rival de outra. Prova disso é o segmento de SUVs cupê praticamente inaugurado pelo BMW X6 que, dentro de um ano, terá como novo rival o Audi Q8.

Tomando como base o já consagrado Audi Q7, o futuro Q8 figurará como o topo de linha da gama de SUVs da Audi fazendo companhia aos seus primos Bentley Bentayga, Porsche Cayenne, Lamborghini Urus e Volkswagen Touareg como o créme de la créme dos SUVs do grupo Volkswagen.

Aqui o estilo esportivo impera com ajuda do perfil de teto mais baixo e da carroceria mais larga em relação ao Q7. Destacada da dianteira, a grade frontal cromada conta com frisos verticais como nos modelos Allroad e da um aspecto maldoso ao Q8. Os faróis usam LEDs com esquema de iluminação em X.

Na traseira, diferentemente de BMW X6 e Mercedes-Benz GLE Coupe, seus futuros rivais, o Audi Q8 Concept não forma um volume na tampa do porta-malas e o teto tem queda mais suave, como em hatchs esportivos de duas portas: no geral, este perfil parece mais harmônico para um SUV grande do que seus rivais diretos. As lanternas horizontais em LED ligadas por um friso preto remetem ao clássico Audi Quattro.

A cabine traz alguns típicos exageros de carros conceito, mas está bem próxima do modelo de produção. Troque o volante, deixe as saídas de ar com aspecto mais comum, diminua o número de telas, coloque maçanetas de verdade e troque o retrovisor por um comum e terá praticamente a cabine do Q8 de produção que tem estreia marcada para 2018.

A mecânica é composta pelo motor 3.0 V6 turbo a gasolina associado um motor elétrico que, juntos, produzem 442 cv e 71,4 kgfm de torque. A tração nas quatro rodas quattro trabalha em conjunto com o sistema de vetorização de torque e com a suspensão adaptativa a ar para melhorar a condução do SUV cupê grandalhão. A Audi promete autonomia total de 60 km apenas com eletricidade e consumo 42,5 km/l em ciclo misto.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Insira seu nome aqui