Esqueça tudo que lhe vem à cabeça quando se fala em Polo. A nova geração do hatch, que foi lançado nesta segunda-feira (25) e chega aos concessionários da marca em outubro, é um carro completamente novo. Baseado em uma nova plataforma modular, o modelo incorpora altos níveis de tecnologia, segurança e eficiência, com preços que partem de de R$ 49.990.

Para a marca, é o início de uma nova fase, com renovação do portfólio, oferta de um menor leque de versões, pacotes mais racionais de equipamentos de série e opcionais, além de uma nova forma de identificar a motorização (pelo torque do motor, em Nm).

NOVO EM TUDO

Apenas três meses após ser lançado na Europa, o novo Polo chega ao Brasil com cara de “carro de primeiro mundo”. Embora o acabamento interno não seja tão refinado quanto ao do europeu (falaremos disso mais adiante), na essência é o mesmo carro, especialmente considerando o refinamento do projeto e construção de sua carroceria, que resultou num carro mais “na mão” e com alto nível de segurança em caso de colisões.

Construído sobre a plataforma MQB-A0, derivada daquela utilizada no Golf e Audi A3, o novo Polo emprega uma variedade de aços de alta resistência em sua estrutura, o que garante grande rigidez ao chassis, com redução de peso (o novo Polo é 44 quilos mais leve que o anterior) e melhor performance na absorção de impactos.

Em testes de colisões promovidos pelo LatinNCAP, o hatch garantiu nota máxima na proteção de adultos e crianças, pontuação para a qual contribuíram as zonas de deformação inteligentes e a presença de itens de segurança importantes como cinto de segurança de três pontos e apoios de cabeça para todos os passageiros, cintos de segurança com pre-tensionador para os bancos dianteiros, sistema de fixação de cadeiras infantis ISOFIX com ancoragem top tether, além de quatro airbags de série. Os níveis de segurança ficam ainda mais elevados pela disponibilidade de recursos como controles de tração e estabilidade, assistência ao freio hidráulico (HBA), limpeza automática dos discos de freio em condições de chuva, bloqueio eletrônico do diferencial, indicador de perda de pressão dos pneus e sistema de frenagem automática pós-colisão, recurso este que evita colisões subsequentes.

Outro ponto em que o novo Polo avançou muito é na motorização, que ficou mais eficiente e com desempenho mais empolgante. A versão de entrada vem equipada com o 1.0 MPI que gera até 84 cv com etanol, enquanto a intermediária traz o 1.6 MSI de 117 cv (etanol) e as topo de linha, Comfortline e Highline, adotam o 200 TSI (1.0) retrabalhado para gerar até 128 cv de potência e 20,4 kgfm de torque. As versões equipadas com motor TSI vem sempre equipadas com câmbio automático Tiptrônic de seis marchas e as demais dispõem de cambio manula de 5 marchas.

EM MOVIMENTO | IMPRESSÕES

Especialmente se comparado com o “antigo” Polo, o novo ficou mais longo, largo e com maior distância entre eixos, resultando em melhor espaço interno. Acomoda com tranquilidade quatro passageiros e, com boa dose de comodidade, até cinco. Mesmo com os bancos dianteiros bem recuados, ainda sobra espaço para as pernas de quem vai atrás.

Achar uma boa posição de dirigir é fácil, embora os ajustes manuais do retrovisor, presentes mesmo na versão intermediária 1.6 MPI, sejam um tanto incômodas. O volante tem boa empunhadura e os bancos são confortáveis, envolvendo e segurando bem o corpo.

A parte que joga um pouco contra é a profusão de plástico rígido nos revestimentos do painel e portas, mesmo na versão topo Highline. Ainda que algumas superfícies tenham texturas diferenciadas, como “black piano” e metalizadas, o hatch merecia alguns apliques em tecido ou couro. Não é algo que comprometa o conjunto da obra, mas que poderia ser melhorado.

A contrapartida é que o Polo oferece itens realmente diferenciados como a central multimídia com tela sensível ao toque de 8 polegadas e o painel digital, inédito na categoria, opcional na versão 200 TSI.

O rodar é silencioso, mesmo em velocidades mais altas, e as suspensões absorvem bem as imperfeições do piso. Percebe-se que a marca adotou um ajuste mais voltado ao conforto nas suspensões, entretanto, sem comprometer a ótima aderência e estabilidade. É uma carro “na mão”, que contorna as curvas com segurança e previsibilidade, transmitindo boa sensação de controle.

Ambas as versões avaliadas, 1.6 MPI e 200 TSI, tem bom desempenho e boa disposição para encarar. Claro que a 200 TSI é mais empolgante e vigorosa, mas a 1.6 não deixa a desejar, disponibilizando bom toque em baixas rotações. O cambio manual da 1.6 tem engates precisos e marchas bem escalonadas, enquanto, o automático da 200 TSI proporciona mudanças rápidas, sem solavancos e com bom aproveitamento da curva de torque do motor.

Conclusão

O novo Volkswagen Polo é um carro moderno, gostoso de dirigir e que incorpora bom nível de conforto, tecnologia e segurança. Pelo comportamento e sensações que transmite, justifica o apelido de mini-Golf como alguns já se referem a ele.

No mercado, será um forte concorrente para o Fiat Argo, Chevrolet Onix, Ford Fiesta e Hyundai HB20, com a vantagem de ser um projeto mais moderno que a maiorias deles e ainda oferecer bom conteúdo pelo preço cobrado em cada versão.

VERSÕES, CONTEÚDOS E PREÇOS

Polo 1.0 – R$ 49.990
Itens de série
Ar-condicionado, direção elétrica, rodas de 15 polegadas com calotas, sistema de som Media Plus sem tela sensível ao toque, freios ABS nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras, quatro airbags, suporte de celular no painel.
Opcionais
Kit Safety (R$ 1.050): computador de borco com display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial;
Connect Pack (R$ 2.600): itens do Safety Pack + rádio Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Polo 1.6 MSI – R$ 54.990
Itens de série
Dispõe dos mesmos itens de série da versão 1.0, mas equipado com motor 1.6 MSI.
Opcionais
Kit Safety (R$ 1.050): computador de borco com display multifuncional, controle de estabilidade, controle de tração, bloqueio eletrônico de diferencial;
Connect Pack (R$ 2.600): itens do Safety Pack + rádio Composition Touch com App Connect, volante multifuncional e rodas de liga-leve de 15 polegadas.

Polo 200 TSI Comfortline – R$ 65.190
Itens de série
Oferece os mesmos itens de série da versão 1.6 MPI, acrescentando controle de estabilidade, freios a disco nas quatro rodas, assistente de partida em rampa, bloqueio eletrônico do diferencial, luz de assistência a manobra, volante multifuncional, sensor de ré, apoio de braço dianteiro, saídas de ar para o banco de trás, terceira entrada USB para o banco de trás, direção com ajuste de altura e profundidade, retrovisor com titl-down e repetidores de setas, rodas de liga-leve de 15 polegadas, grade cromada, lanternas traseiras escurecidas. Já a tela multimídia Composition Touch com App Connect tem 5 polegadas e sensibilidade ao toque, além de leitor de cartão de memória, entrada USB e auxiliar, leitor de CD e MP3 e conectividade Mirror Link.
Opcionais
Kit Tech I (R$ 2.200): chave presencial com partida por botão, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, controle de velocidade de cruzeiro, farol com ajuste automático de intensidade, volante revestido de couro, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, aletas para trocas de marchas e rodas de liga-leve de 16 polegadas;
Kit Tech II (R$ 3.500): itens do Kit Tech I + indicador de pressão de pneus, ar-condicionado digital, câmera de ré, detector de fadiga, sistema de frenagem pós-colisão, porta-luvas refrigerado, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho.

Polo 200 TSI Highline – R$ 69.190
Itens de série
Os mesmos itens de série da versão 200 TSI Comfortline, adicionando ar-condicionado digital, rodas de liga-leve de 16 polegadas, chave presencial, aletas para trocas de marchas atrás do volante, controle de velocidade de cruzeiro, porta-luvas refrigerado, luzes diurnas de LED, grade pintada de preto brilhante e sistema de rebatimento do banco do passageiro dianteiro.
Opcionais
Bancos e portas revestidos de material sintético Native que imita couro (R$ 800);
Kit Tech High (R$ 2.800): sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, central multimídia Discovery Media com GPS e tela sensível ao toque de 6,5 polegadas, farol com ajuste automático de intensidade, retrovisor eletrocrômico, sensores de chuva e crepuscular, porta-malas com rede e ajuste de altura do assoalho, sistema de comandos por voz, antena estilo “tubarão”, detector de fadiga, indicador de pressão dos pneus e câmera traseira, sistema de frenagem pós-colisão;
Technology Pack (R$ 4.500): itens do Kit Tech High + quadro de instrumentos digital e rodas de liga-leve de 17 polegadas.

FICHA TÉCNICA

Clique para baixar as fichas técnicas:
» Novo Polo 1.0
» Novo Polo 1.6 MPI
» Novo Polo 200 TSI

 

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