A segunda geração do Audi Q5, que começa a chegar aos concessionários da marca pelo preço inicial de R$ 244.990, tem por missão dar sequência ao sucesso comercial de sua predecessora, que acumulou mais de 1,6 milhão em vendas desde 2008. Por esse motivo, embora seja completamente novo, o caminho escolhido pelos alemães foi o evolutivo, sem alterar a silhueta básica, as dimensões e o conceito do carro.

» Faça download da Ficha Técnica e Lista de Equipamentos

De maneira geral, o Q5 ganhou traços mais modernos e imponentes. A dianteira concentrou as maiores mudanças, incorporando características da nova identidade visual da marca, como a grade frontal com efeito 3D, o faróis de contornos mais retilíneos iluminados por lâmpadas de xenônio nas versões Attraction e Ambiente ou por LEDs na versão Ambition. A linha de cintura alta, a caída do teto e a coluna D larga apoiada sobre o para-lama de aspecto mais musculoso caracterizam as laterais. Na traseira, as linhas horizontais reforçam a largura do carro com destaque para as novas lanternas de LEDs e as saídas de escapamento integradas ao difusor na parte inferior do para-choque.

Um aspecto visual que pode provocar alguma estranheza é o fato de que a versão topo de linha Ambition adota um padrão mais esportivo, com menos cromados e mais elementos pretos. Como nesse segmento os cromados quase sempre caracterizam as versões mais caras, muitos podem achar que a intermediária Ambiente, com sua profusão de filetes brilhantes, é a verdadeira topo de linha.

O interior foi completamente modificado: painel, console, forrações das portas, volante e comandos. O painel agora possui desenho mais horizontal, uma tendência em toda linha Audi, e que ajuda a passar uma ideia de que o interior é mais amplo. A tela do sistema multimídia ocupa uma posição central elevada de fácil visualização, embora não seja sensível ao toque, devendo os comandos serem realizados pelo seletor à frente da alavanca de câmbio (que teve o desenho modificado para que também sirva como apoio para a mão durante o manuseio dos comandos do multimídia). Os painel de instrumentos “virtual cockpit”, que substitui os mostradores clássicos por uma tela de cristal líquido, disponível para as versões Ambiente e Ambition.

O luxo domina a cabine com bancos de couro com ajustes elétricos, revestimentos em materiais refinados com textura agradável ao toque. As versões Ambiente e Ambition ainda oferecem teto solar panorâmico, banco do motorista com ajustes memorizáveis e ar-condicionado de 3 zonas. As luzes internas, além de deixar o ambiente mais aconchegante, podem ser customizadas na versão Ambition.

Colocando a máquina pra rodar

Durante o evento de lançamento do novo Audi Q5 tivemos oportunidade de rodar com o SUV num percurso misto que reunia trechos urbanos, rodoviário e um pequena estradinha de terra.

O desempenho causou boa impressão logo de cara. Os 252 cv de potência e 37,73 kgfm de torque ofertados pelo 2.0 TFSI (turbo com dois sistemas de injeção de combustível, indireta e direta) se manifestam de forma bastante incisiva. Uma pisada mais brusca no acelerador era seguida de resposta imediata do motor e câmbio S tronic de 7 velocidades, quase sem aquele atraso típico do tempo necessário para o câmbio reduzir e o motor encher. A aceleração é vigorosa e, para ajudar, o uso de alumínio e mescla de materiais na fabricação da carroceria trouxe uma redução de 20 kg no peso da estrutura principal.

Mesmo com chuva e asfalto alagado, o controle era total, apesar dos pneus largos que, em teoria, facilitariam a aquaplanagem. O Q5 mantinha a trajetória facilmente mesmo ao passar por grandes poças d’água e transpunha buracos sem transferir os impactos para os ocupantes.

O mérito da excelente dirigibilidade é dividido entre vários fatores: a suspensão independente nas quatro rodas (sendo que a traseira agora é do tipo multibraço), a atuação impecável dos controles de estabilidade e tração e, por fim, o novo sistema de tração quattro com a chamada tecnologia Ultra (que disponibiliza a tração integral de uma maneira mais avançada que os sistemas por demanda comuns, com distribuição eletrônica inteligente do torque entre as quatro rodas).

Uma novidade importante trazida pelo novo Q5 é o sistema que permite o desacoplamento do cardã e do semi-eixo traseiro direito quando as condições de uso exigem apenas uso da tração dianteira. Além de proporcionar mais conforto de rodagem, com menos vibrações, ainda permite economizar 0,3 litro de gasolina (um copo de requeijão) a cada 100 km rodados.

O pacote de recursos eletrônicos ajudam a tornar a condução do SUV mais fácil e segura. Inclui sistema que permite entrar e dar partida no carro sem uso da chave, sistema de estacionamento automático (park-assist), assistente de condução semi-automática no tráfego (Traffic Jam Assit – controla a direção, aceleração e freio e atua até 65 km/h), monitoramento de ponto cego, de saída do veículo (detecta a aproximação de um obstáculo antes de abrir a porta) e de tráfego reverso (identifica a aproximação de outro veículo pela via perpendicular).

Quanto vale o show?

Apesar do teste de lançamento não ter sido muito longo, os principais atributos do novo Audi Q5 ficaram evidentes, numa equilibrada combinação de potência, tecnologia e luxo num SUV de verdade, capaz de transpor obstáculos bastante desafiadores.

Os preços podem parecer altos mas o carro tem muito a oferecer. A vesão de entrada, Attraction, é vendida por R$ 244.990 e oferece faróis de xenônio, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, bancos elétricos revestidos em couro, ar-condicionado automático, retrovisores rebatíveis, multimídia com sistema de navegação integrado e interface para smartphone. Por R$ 274.990 a Ambiente acrescenta teto solar panorâmico, Virtual Cockpit, bancos dianteiros esportivos com memória para o assento do motorista, retrovisores com memória, sistema de entrada e partida sem chave, porta malas elétrico, ar-condicionado de 3 zonas, rodas de 19 polegadas e assistente de estacionamento (Park Assist). Por fim, a versão Ambition, por R$292.990 traz faróis iluminados por LEDs, retrovisores externos com sistema anti-ofuscante, luzes interiores customizáveis, forração do teto na cor preta e acabamento exterior com detalhes em preto brilhante.

Preços e versões

Audi Q5 2.0 TFSI Attraction – R$ 244.990
Audi Q5 2.0 TFSI Ambiente – R$ 274.990
Audi Q5 2.0 TFSI Ambition – R$292.990

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário
Insira seu nome aqui